domingo, 21 de novembro de 2010

Água no Planeta

VOCÊ SABIA?
ATENÇÃO: Mudar seus hábitos de consumo e cuidar do meio ambiente, fazem toda a diferença para conseguirmos transformar essa situação!
A população mundial consome 30% a mais de recursos naturais do que o planeta consegue repor. Se continuarmos assim, em 2050 vamos precisar de mais 2 Planetas Terra para saciar esse consumo voraz.
Se você e seu amigo deixarem de usar seus carros por 1 dia na semana, deixarão de emitir 880 kg de COno ar por ano, o principal poluente causador do aquecimento global.

A reciclagem de uma simples latinha de refrigerante ajuda a economizar energia suficiente para acender uma lâmpada de 100 watts por mais de 3 horas.

A reciclagem de uma simples latinha de refrigerante ajuda a economizar energia suficiente para acender uma lâmpada de 100 watts por mais de 3 horas.

Se o lixo descartado diariamente no Brasil fosse colocado em caminhões, em 3 dias seria possível enfileirar os veículos por  500 Km, de São Paulo até o Rio de Janeiro.

Quando você chegar aos 72 anos terá produzido lixo suficiente para encher um apartamento de 50m até o teto.

No Brasil, R$ 12 bilhões em alimentos são jogados no lixo por ano. É o dinheiro que basta para alimentar  8 milhões de famílias.

O uso da “vassoura hidráulica” gasta em 15 minutos, 36 litros de água limpa. Quem lava a calçada uma vez por semana joga fora 1.728 litros por ano e, em 20 anos,  34.560 litros. Essa água mataria a sede de uma pessoa por 47 anos.

Se você e mais cinco amigos escovarem os dentes com a torneira fechada economizarão 122 litros de água pura por dia. É o suficiente para a higiene e hidratação diária de uma criança.

Uma torneira pingando  uma gota de água por segundo desperdiça 16.500 litros por ano. Se 10.000 famílias evitarem esse gasto em casa, a água economizada abasteceria por um dia a população de São Luis do Maranhão.

DICAS:
CUIDANDO DAS PLANTAS
Para cuidar do jardim, substitua a mangueira por um regador. Dessa maneira, você só joga água onde é necessário, não afoga as plantas e fica mais perto delas.


LAVANDO AS ROUPAS
Na hora de lavar a roupa, o segredo para economizar água é deixar acumular peças e lavar tudo de uma só vez. Só ligue a máquina quando ela estiver cheia. As roupas muito sujas devem ser deixadas de molho antes de serem lavadas, pois, com isso, a sujeira sai mais fácil e com menos água.


LAVANDO CARROS E CALÇADAS
É só usar um balde de água de 10 litros para molhar o carro e mais uns três ou quatro para enxaguá-lo. Utilizar a mangueira para essa atividade gera um grande desperdício. O mesmo serve para as calçadas. Devemos usar a vassoura para retirar a sujeira e não o jato de água da mangueira!


VERIFICANDO OS VAZAMENTOS
Vazamento é um problema! Uma torneira pingando, um cano furado ou uma válvula de descarga desregulada pode desperdiçar milhares de litros de água em um único dia.


LAVANDO LOUÇAS
Antes de começar a lavar a louça, devemos raspar os restos de comida e deixar de molho as panelas ou as louças muito sujas. Ensaboe tudo o que for lavar com a torneira fechada e abra a torneira apenas na hora de enxaguar.


ESCOVANDO OS DENTES
Esta dica todos conhecem, mas poucos praticam: quando estiver escovando seus dentes, deixe a torneira fechada! Gastamos, aproximadamente, 10 litros de água quando escovamos os dentes por cinco minutos com a torneira aberta. Para economizar, abra a torneira apenas para molhar a escova e enxaguar a boca.


TOMANDO BANHO
Um banho de 15 minutos gasta, em média, 130 litros de água. Para economizar, basta reduzir o tempo do banho: oito minutos são suficientes para lavar todo o corpo. Desligar o chuveiro enquanto se ensaboa também é uma boa maneira de economizar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário