terça-feira, 23 de novembro de 2010

15 ideias para reutilizar recipientes de vidro


Viver uma vida verde passa, inevitavelmente, pelo princípio dos três “Rs”, ou seja, “reduzir, reutilizar, reciclar”. A verdade é que existem inúmeros materiais que, mesmo antes de serem reciclados, podem ser reutilizados, ganhando assim uma nova vida sem desperdiçar recursos extra. Os recipientes de vidro são um exemplo desse tipo de objeto que, antes de ir para o ecoponto verde, podem ser reutilizados de várias maneiras.
  1. Aproveite todos os frascos de conservas para reutilizá-los de novo na cozinha. Depois de bem lavados e escaldados com água a ferver, são perfeitos para armazenar compotas, doces e mel caseiro.
  2. Os recipientes em vidro podem ser reaproveitados como vasos, albergando pequenas plantas ou ervas aromáticas.
  3. Os frascos de vidro são ótimos para guardar coleções de moedas, pins, pedras ou conchas e ficam ainda muito bem quando exibidos sobre prateleiras.
  4. Os pequenos potes de vidro utilizados por muitas marcas de iogurtes são excelentes porta-velas, principalmente as tealights. Dentro de casa ou no jardim, o efeito final é fantástico, para não falar de uma decoração amiga do ambiente.
  5. Existem muitas pessoas que produzem o seu próprio vinho e/ou licores diversos, por isso, antes de levar as suas garrafas de vinho vazias para o ecoponto, pense nelas. Será que não lhes davam jeito?
  6. Reutilize recipientes em vidro de vários tamanhos para encher com massa, arroz, bolachas, tostas ou especiarias. Disponha sobre a bancada da cozinha ou guarde na despensa.
  7. Os frascos de vidro com tampa são ótimos para organizar pequenas miudezas como botões, linhas, agulhas, fitas, clips, pregos, parafusos, entre outros. Podem ser facilmente guardados em gavetas e armários, para uma organização completa.
  8. Os frascos de vidro de dimensões maiores (e sem tampa!) são alternativas ecológicas a qualquer jarra, sendo ideais para dispor flores soltas ou arranjos florais.
  9. Transforme um frasco de vidro num mealheiro e veja as suas poupanças a crescer debaixo dos seus olhos! É ainda uma ótima ideia para as crianças, ensinando-os como poupar e ser mais amiga do ambiente, em simultâneo.
  10. Recicle os frascos de vidro dos mais variados tamanhos e utilize-os como copos – as crianças vão adorar!
  11. Encha vários frascos de vidro com velas, enrole um pouco de arame em volta do topo de cada uma delas, pendure, acenda evoilá – lanternas ecologicamente corretas.
  12. Sirva-se dos recipientes em vidro para guardar sobras de comida, evitando assim o uso de tupperwares, película aderente ou papel de alumínio.
  13. Os frascos de vidro podem ser muito úteis no jardim, principalmente para cobrir pequenas plantas no Inverno, protegendo-as do frio e da geada.
  14. Aproveite os recipientes em vidro com tampas para guardar tinta e aqueles sem tampa para servir de suporte para pincéis e outro material de pintura.
  15. Para quem gosta de encher e perfumar a casa com poutpourri, os potes em vidro são um suporte perfeito.

Um comentário: