terça-feira, 23 de novembro de 2010

Você sabe o que é lixo eletrônico?

Tudo o que consumimos gera resíduos, e com a tecnologia não é diferente. A cada ano surgem aparelhos de celular mais modernos, computadores mais eficientes, TVs maiores. E para onde vão nossos antigos equipamentos elétricos e eletrônicos? Para o lixo, na maior parte das vezes, sem receber tratamento específico.


lixo eletrônico é um grande problema no mundo e principalmente nos países em desenvolvimento. De acordo com matéria publicada no Estadão, o Brasil é o maior produtor de lixo eletrônico entre os países emergentes. Esta situação é muito grave, pois o lixo eletrônico possui componentes tóxicos que podem contaminar o solo e a água, causando danos à saúde das pessoas.

Antes de jogar fora nossos aparelhos elétricos e eletrônicos, vamos refletir sobre o destino que eles tomarão. Segue a baixo algumas dicas para ajudá-lo nessa tarefa. Confira:
- Aquele aparelho não é mais útil para você? Verifique se ele não possui utilidade para amigos, familiares ou instituições filantrópicas antes de jogá-lo fora. Doá-lo pode ser a melhor alternativa, mas só doe para quem você sabe que irá realmente usar.
- O Comitê para Democratização da Informática (CDI) é uma ong que trabalha com a inclusão digital em todo o Brasil. Eles recebem doações de computadores e equipamentos usados. Consulte o site da instituição para saber se existe um CDI em sua cidade. Mesmo que não exista, procure ongs semelhantes para saber se seu computador pode ser doado antes de jogá-lo fora.
- Verifique se sua cidade possui pontos de coleta seletiva, onde é possível descartar pilhas e baterias.
- Alguns fabricantes de celular recolhem aparelhos e baterias antigas, que são encaminhados para a reciclagem. Ligue para o fabricante do seu aparelho para saber do ponto de coleta mais próximo. Consulte também a sua operadora de celular, que também pode ter pontos de coleta.
- O Blog Lixo Eletrônico lista alguns postos de coleta em grandes cidades. Os moradores de São Paulo podem consultar também o site da Secretaria de Meio Ambiente da cidade.
Mesmo que você não more em uma grande cidade, podem existiriniciativas de reciclagem e coleta de lixo eletrônico na sua região. Pesquise e divulgue essas iniciativas para seus amigos. Vamos colaborar para um mundo mais saudável e sem poluição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário